23 de agosto de 2012

Aprenda como fazer produtos de limpeza ecológicos

Produtos de limpeza estão disponíveis em qualquer mercado, porém quase todos são tóxicos e prejudiciais à natureza. Contaminam a água e dificultam o tratamento da mesma.

Como é impossível evitar o uso de materiais de limpeza, a solução então é fazer seus próprios produtos.
O site CicloVivo ensina como fazer um desinfetante ecológico:

1 litro de álcool
1 limão
1 colher de bicarbonato de sódio
Ervas aromáticas (lavanda, hortelã, eucalipto, etc.)
1 litro de água ou vinagre
1 garrafa pet
Escolha as ervas aromáticas de sua preferência e coloque-as dentro de um litro de álcool. Deixe essa mistura em um local escuro por três dias.
Após esse período, pegue a garrafa pet e dentro dela misture um copo do álcool com ervas, a água ou vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio. Para cada litro de desinfetante é usado apenas um copo de álcool. Mesmo assim, a composição do líquido com as ervas pode ser armazenadas uso posterior.


No site Meu Mundo Sustentável achei essas outras receitas:

Sabão líquido para louça
2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de óleo de rícino
1 colher de açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

Detergente ecológico
1 pedaço de sabão de coco neutro
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Detergente ecológico multiuso
Água
Vinagre
Amônia líquida (amoníaco)
Bicarbonato de sódio e ácido bórico
Em um litro de água morna (cerca de 45º c), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. O utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Ou como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Amaciante de roupas
5 litros de água
4 colheres de glicerina
1 sabonete ralado
2 colheres de sopa de leite de rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até se dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Desodorante de ambiente: Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.Fonte: WWF Brasil.
Para limpar vidros e tirar gordura: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.
No lugar da naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

Outras dicas do Lar Doce Lar

Para tirar mofo:
um copo de vinagre
um copo de água
20 gotas de óleo essencial de limão
Depois de misturar aplique sobre o mofo, após retire com pano úmido.

Para tirar manchas de mármore: mergulhe metade de um limão em sal e esfregue sobra a mancha.

Para desentupir o ralo da cozinha: jogue lá dentro uma xícara de chá de bicarbonato, meia xícara de chá de sal e uma xícara de vinagre quente. Deixe agir durante toda a noite e lave com água quente pela manhã.

Para limpar prata, bronze, cobre ou aço inox: faça uma pasta de limão com bicarbonato e aplique. Deixe agir por cinco minutos. Depois esfregue e enxágüe bem, dando o polimento com flanela. Para utensílios de alumínio, esfregue o limão, enxágüe e dê polimento.

Para limpar banheiro (1):
Bicarbonato de sódio e água. Faça uma pasta grossa, cremosa e aplique em louças, metais e azulejos. Não estraga a pele das mãos, funciona como um esfoliante e não arranha os metais.

Para limpar banheiro (2): use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Um comentário:

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.