8 de outubro de 2012

Notícias Verdes 4º Edição

[Aquecimento Global] Império Romano e Dinastia Han cooperaram com aquecimento global
Séculos antes da Revolução Industrial, ou do reconhecimento do aquecimento global, impérios antigos como o romano e o chinês já estavam produzindo poderosos gases estufa através de suas atividades diárias. A queima de material vegetal para cozinha, a limpeza de terras para a agricultura e o processamento de metais liberaram milhões de toneladas de metano na atmosfera a cada ano, durante diversos períodos da história pré-industrial, segundo o trabalho, publicado quinta-feira (4) na Nature.

[Biodiversidade] COP-11 da Biodiversidade começa na Índia, em meio à crise financeira mundial

Representantes de mais de 190 países se reunirão a partir de 08/10/2012 na cidade indiana Hyderabad para definir estratégias de financiamento para a proteção da biodiversidade mundial.

COP11 da Biodiversidade: metas e ritmo
Pessimistas já falam em fracasso, jornalistas cobram números concretos. A opção do secretário executivo é investir no pragmatismo, propondo menos ênfase em negociações e mais troca de experiências

Governo do Tocantins retira apoio a projeto de safári africano no Jalapão
A ideia era chamar a atenção para a “intenção” de preservar o meio ambiente, mas o objetivo final era fazer desse ambiente artificialmente construído um reduto de turismo de luxo.
Para preservar, é mais importante deixar os animais africanos na África e elaborar projetos locais de turismo sustentável, que privilegiem a educação ambiental e preservação da fauna brasileira, sem tratar a natureza como negócio.

[Economia Verde] Abramovay, Giannetti e Dowbor discutem otimismo de Muito Além da Economia Verde
Encontro para discussão baseada no livro recém lançado Muito Além da Economia Verde, de Abramovay.
Os limites planetários já foram ultrapassados e não há mais como viver em uma sociedade com tantas desigualdades sociais e econômicas. As perguntas que fazem ao homem de hoje são: “Qual é o sentido da vida econômica? Produzir mais para quê?”.

[Tietê] Conheça o mergulhador do rio Tietê
Há mais de 20 anos, José Leonídio Rosendo dos Santos mergulha nas águas sujas dos rios que cortam a capital paulista: Tietê e pinheiros. ele ajuda a retirar geladeira, fogão e até um ou outro cadáver. Conheça aqui o trabalho deste corajoso homem.

[Desmatamento] Muda critério de ranking de municípios desmatadores
"Serão trabalhados dados mais atuais. Com isso, serão incluídos na lista os municípios onde, realmente, ocorre um desmatamento mais ativo".

[Eleições] Eleitores protestam contra sujeira nas eleições e jogam “santinhos” na Câmara
Em frente à entrada da Câmara dos Vereadores de Guarulhos, milhares de santinhos foram espalhados no chão como forma de protesto. Estampados em faixas estavam palavras de protesto como “chega de santinhos”, “onde está a sustentabilidade?” e “devolva o que nos pertence”.


[Mobilidade] Google Maps cria navegação guiada por voz para ciclistas
Aplicativo do Google pode ser usado como GPS para bikers. Essa inovação veio junto com a inclusão de dez novos países na lista dos que contam com o serviço tradicional de rotas para bike. Já existem hoje mais de 530 mil quilômetros de rotas para ciclistas no Google Maps ao redor de todo o mundo.

Olimpíadas Rio 2016 contarão com transporte sustentável
O deslocamento dos milhares de atletas e das pessoas que trabalharão nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio, em 2016, será feito por uma frota de 4,5 mil veículos movidos a energia limpa. Os modelos sedãs, sedãs de luxo e SUVs, que foram cedidos pela Nissan, serão elétricos ou utilizarão etanol como combustível. A medida faz parte do plano para atingir as metas de sustentabilidade definidas para os Jogos.

[Reciclagem] Novo concreto é elaborado a partir de material reciclável
A areia de fundição (utilizada em moldes nos processos de fundição de peças metálicas) substitui 70% da areia normalmente utilizada, e a escória de aciaria (resíduo que sobra da produção do aço) substitui 100% da pedra. O produto se utiliza de resíduos sólidos industriais, fazendo uma reciclagem e dando uma nova utilização para eles, o que propicia a economia de recursos naturais. O produto pode ser usado em guias, mobiliário urbano e na execução de contrapisos e calçadas.

[Alimentação] Comida japonesa pode fazer mal à saúde e prejudicar o meio ambiente
A manipulação de Salmão nos cativeiros  resulta alta concentração de gordura – enquanto os naturais possuem altos índices de Ômega 3, o de cultivo apresenta uma concentração muito alta de gorduras saturadas. Enquanto que o atum sofre risco iminente de extinção mas, ao contrário do salmão, não tem sido cultivado em cativeiro para evitar a pesca predatória.

Já conhece a campanha Segunda sem Carne?
A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.


Por hoje é só pessoal, boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.