18 de fevereiro de 2013

Pesquisadores no México desenvolvem sistema de geração solar de baixo custo


Autor: Anastasia Gubin em 12/022013

Pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) propõem usar energia solar diretamente na rede elétrica sem recorrer a custos elevados, informou a agência de pesquisa Dicyt.

Painéis solares (Sean Gallup/Getty Images)
O investimento é muito menor do que o utilizado atualmente e os custos são recuperados em oito ou nove anos. Depois desse período, tem-se energia gratuita por dez anos.

O investigador Antonio Galán Sarmiento do Instituto de Matemática da UNAM demonstrou que é possível utilizar energia solar na rede elétrica sem recorrer a placas de armazenamento.

O sistema fornece energia elétrica para uma família de quatro pessoas e usa um pequeno módulo de célula fotovoltaica, um inversor de corrente e um medidor bidirecional conectado à rede de distribuição elétrica, que pode ser instalado parte por parte para reduzir os custos.

“Durante o dia, o sistema transforma a energia solar em corrente elétrica contínua, que é transformada pelo conversor de corrente alternada para ser utilizada imediatamente ou pode ser introduzida na rede elétrica a ser recuperada para uso durante noite e por isso o medidor deve ser bidirecional”, diz Antonio Sarmiento.

A equipe da UNAM já testou com sucesso este sistema em casas em Sierra Madre del Sur no México, uma área descrita como de alto risco de tempestades elétricas, mas o sistema não sofreu qualquer dano.

Durante os primeiros quatro anos de operação, o sistema gerou 3.550 quilowatts-hora por ano, “o que evitou a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera se fosse utilizada energia fóssil”, concluiu Antonio Sarmiento.

Fonte The Epoch Times

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.