8 de abril de 2013

Óleo reutilizado é usado como combustível de Maria-Fumaça nos EUA



A locomotiva construída em 1923 fará passeios perto do Grand Canyon. O óleo usado para fritar batatas e frango é alternativa ‘ecológica’ de combustível.


Um trem movido por uma maria-fumaça cujo combustível é óleo alimentício usado vai percorrer um trajeto de cerca de 100 km entre Williams, no Arizona, e a borda sul do Grand Canyon, informou a empresa que opera a ferrovia local.
De acordo com a companhia Grand Canyon Railway, a locomotiva 4960, uma máquina a vapor construída em 1923, parou de circular em 2008 para evitar a emissão de poluentes. Então veio a ideia de usar um combustível renovável, e eis que se chegou à solução de aproveitar óleo alimentício já usado em frituras de alimentos como batatas fritas e frango.
A água da caldeira da velha 4960 também tem origem “ecológica”: é recolhida da chuva ou da neve que cobre a região no inverno. Os passeios com a maria fumaça não poluente vão acontecer no primeiro sábado de cada mês, a partir de maio. A temporada vai até setembro.
Fonte: G1

Locomotiva 4960 - foto: Linda Updike 2009
Turistas tirando foto da Locomotiva 4960 / Foto: West Coas Trail Forums

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.