20 de junho de 2013

Nadador Lewis Pugh se torna o patrono para oceanos do PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) ganhou um aliado de fôlego. O nadador inglês Lewis Pugh é o seu Patrono para Oceanos. Ele dará a volta ao mundo a nado para chamar a atenção acerca da conservação dos mares. A largada será dada em 2014 e deverá durar três anos, passando por três oceanos e 18 mares. Ao longo da jornada, vai promover ações ambientais de preservação marítima.


“Um dos objetivos da Convenção sobre a Diversidade Biológica é ter 10% dos mares como áreas protegidas até 2020. Cerca de 10% do território terrestre já estão protegidos como reservas e parques. Se conseguimos fazer na terra, poderemos fazer o mesmo com os mares”, afirmou Pugh em nota divulgada pelo PNUMA.

Pugh é advogado, mas nem assim deixa a água. Ele é especialista em legislação marítima. Nadando, é a única pessoa a ter completado travessias de longas distâncias em todos os oceanos.

Criado em dezembro de 1972, o Pnuma lançou, em 1974, o Programa de Mares Regionais, que desenvolve ações para a conservação do ambiente marinho. Atualmente, mais de 140 países participam de 18 iniciativas para mares regionais, seis delas administradas pelo Pnuma.

Para o subsecretário da ONU e Diretor Executivo do Pnuma, Achim Steiner, reduzir a poluição, equilibrar a pesca exagerada e conservar ecossistemas marítimos são prioridades.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.