Bem vindo ao blog

O Blog compartilha informações ambientais e sócio-políticas, dicas de decoração sustentável e divulgação de projetos e eventos relacionados ao meio ambiente. Qualquer dúvida, sugestão ou parceria entre em contato!

Lixões no Oceano

Há pelo menos 5 ilhas de lixo no oceano e uma delas tem tamanho equivalente aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos! Clique e saiba mais.

Veja a lista de 8 incríveis lagos rosas do planeta

Os lagos rosas têm se popularizado entre turistas e fotógrafos do mundo. Sua cor impressionante ocorre graças a presença de microalgas como a Dunaliella salina que vive em locais com altos níveis de concentração de sal.

O tabagismo e os danos ele que causa à saúde e ao meio ambiente

A fumaça e as bitucas jogadas no chão podem causar danos ao meio ambiente, como a contaminação da água, que pode ocorrer caso a nicotina e as substâncias presentes no alcatrão atinjam lençóis freáticos, rios e lagos

Faça um comedouro para passáros com materiais simples

Clique e veja mais dicas de reaproveitamento.

A importância dos alimentos orgânicos

Produto orgânico é o resultado de um sistema de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes. Nutricionista explica qual a sua importância no nosso dia-a-dia.

14 de janeiro de 2013

A Maior Casa na Árvore do mundo !

Esses dias vi uma foto em uma rede social de uma casa, ou melhor, “A CASA NA ARVORE” e fui pesquisar. E não é que não era montagem !!!
Ela existe !

Fonte: olhares insolitos

Como ele conta a historia, em 1993, o ministro Horácio Burgess estava orando quando Deus lhe disse: "Se você construir uma casa na árvore, eu nunca vou deixar você ficar sem material." Inspirado por esta visão de Deus, o ministro tranquilo começou a construir a maior casa na árvore do mundo.
Localizado nos arredores de Crossville, Tennessee, a casa da árvore de 97 metros de altura e igreja é apoiado por uma de 80 pés de altura, em uma arvore de carvalho branco ainda vivo com uma base de 12 metros de diâmetro, contando com seis outros carvalhos de apoio.




Por 14 anos, ele foi aumentando a casa da árvore, gastando apenas US $ 12.000 e nunca ficou sem material. Durante esse tempo, a casa da árvore cresceu em proporções verdadeiramente monumental, e o ministro já pode ter alcançado seu objetivo de construir a maior casa na árvore do mundo. Atualmente, sua casa na árvore é de 90 metros de altura, que se diz conter 80 quartos, e se estendem até cinco histórias, completos com uma igreja e uma torre sineira. A torre do sino no topo da casa da árvore está equipado com garrafas de oxigênio acetileno que, reaproveitado como sinos, carrilhão diária.


E não há nada de  "Propriedade Privada", "Fique fora da grama", ou "Não". Burgess diz que  a casa da árvore é a casa de Deus e todos são bem vindos. Para falar que não nenhuma placa, existem apenas duas a serem encontradas: "Bem-vindo" e "não fume", que, para uma casa de madeira, faz sentido.
O triste é que apesar do ministro
não cobrar ingresso para ver a casa da árvore, nem taxas para usar ela para casamentos ou outras atividades, ele tem muitos problemas com os vândalos !


Do alto - o que é preciso ser bastante corajoso para tentar subir, pode-se ver a palavra "Jesus" escrita em na mata em um campo próximo.


Fonte: knoxnews

Infelizmente depois do 07 de agosto 2012foi realizada uma inspeção, e o Estado ordenou Horace Burgess para fechar suas portas. O estado deu esse raciocínio, "Tornou-se uma atração área e é, portanto, obrigado a cumprir os códigos de construção adotadas ..." No entanto, não há códigos de construção previstas casas na árvore. Não existem códigos de casas nas árvores são encontrados em códigos de construção ou normas internacionais de segurança, o município utiliza para regular estruturas. No entanto, eles afirmam que ele deve atender a estes códigos para reabrir sua casa na árvore privada, que foi construída em sua propriedade privada. Eles apresentam oito crimes, incluindo; superior a altura permitida por 60 pés, decks desiguais e as etapas, os perigos resultantes da queda sem grades de proteção, não há sinais de saída óbvias, e nenhum alarme de incêndio, sistema de aspersão ou extintor de incêndio. Estes são códigos para outras estruturas não, casas de árvores.

Mas hoje existe uma petição por moradores e visitantes para reabrir a casa na árvore, se foi Deus que lhe pediu isso, quem é o Estado para dizer que não. Assim como Noé, que seja feita a Vossa vontade !

12 de janeiro de 2013

Nova colaboradora

Pensando em melhorar o conteúdo relacionado à pesquisas científicas fiz um convite a uma pessoa muito especial que virá nos informar sobre as principais novidades do mundo científico. Conheça Marcia Valbuza:

Estudante de Biologia, trabalha no Instituto Biológico.

Facebook
Email


Clique aqui para visualizar os post desta coluna

11 de janeiro de 2013

De restos da indústria madereira à material de construção

A revista Ciência Hoje publicou uma matéria sobre o novo destino dos resíduos da indústria madeireira em Manaus. Pesquisadores do Inpa elaboraram um projeto de moradia com roletes de madeira, que é a sobra do processo de torneamento. Segundo o pesquisador do Inpa, Basílio Vianez, esse tipo de resíduo é queimado para a produção de energia nas fábricas de compensado e  utilizar os roletes em moradias pode valorizar essa matéria prima subutilizada.
"Para tornar o processo de construção mais fácil e, portanto, reprodutível, optamos por utilizar o tipo de encaixe mais simples, conhecido como 'método sueco', com rebaixes que se entrecruzam  nas suas extremidades. No nosso projeto, basta ter uma serra circular de bancada para processar os roletes" conta Vianez.

Casa feita de restos
O protótipo da casa, com 49 metros quadrados, foi construído no Bosque da Ciência do Inpa, com recursos do CNPq.
(foto: Basílio Vianez)

Confira a matéria completa no site do Ciência Hoje.

7 de janeiro de 2013

Esculturas feitas com vegetais e frutas !

Vamos falar de algo gostoso ?!

Esses dias estava vendo umas esculturas feitas com vegetais e frutas um show, me apaixonei. Quando me casar vou querer com toda certeza isso no meu casamento...


Super Criativo, comestível e também sustentável. pois não usa nada de plásticos metais ou qualquer coisa que estraga com o tempo e acaba indo para o lixão ou sabe lá Deus o lugar que vai ser dado o fim. 


Vamos ver umas ideias ?!





Fonte: Alienatomico
Fonte: Cheff Mueller
Fonte: 3.bp.blogspot.com



Fonte: Mundo das tribos






Fonte: Quebarato
E ai o que acharam?! 
Antes do final da festa, chame os convidados para se alimentarem das frutas ou verduras. Diversao e comida... 
Tem muitas outras ideias, basta inventar !

4 de janeiro de 2013

Parklets: lazer e zonas verdes nas cidades

Em cidades dos EUA, vagas de estacionamento nas ruas estão sendo transformadas em parques em miniatura. ONG quer trazer ideia ao Brasil

Parklet em São Francisco. Menos dois carros e parada para a bike
Foto: Galileu
Quem quer o sossego e o verde de um parque nas grandes capitais brasileiras precisa andar um bocado e enfrentar o trânsito se não tiver a sorte de morar do lado de um Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo. O que os Parklets propõem é o contrário. São miniparques urbanos feitos em espaços pequenos que podem ser de uma vaga de estacionamento na rua ou o final de um beco sem saída.

Nascida em São Francisco, na Califórnia, em 2004, a iniciativa já ganhou 70 unidades em várias cidades americanas e no Canadá. Há espaços apenas com bancos para descanso, outros com aparelhos de ginástica e até wifi livre para os passantes. A organização não-governamental Mobilidade Verde pretende trazer o modelo para o Brasil. “Estamos fechando parceria com escritórios de arquitetura para fazer o primeiro Parklet brasileiro no bairro paulistano da Vila Madalena”, diz Lincoln Paiva, presidente da ONG. Se der certo, depois pretendem levar a ideia para as regiões do Itaim Bibi, Vila Olímpia, Moema e Centro. “A proposta é recuperar áreas públicas tomadas pelos carros e devolvê-las para as pessoas.”

Iniciativas similares já acontecem em grandes cidades brasileiras no Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, quando vagas nas ruas são transformadas em áreas de lazer, mas somente naquela data. A ideia, agora, é ter espaços mais permanentes. Para isso, a ONG pretende ter autorização da prefeitura e aposta na Lei Cidade Limpa — que proibiu o uso de outdoors na cidade em 2007 — para ter apoio da iniciativa privada. “A lei garante que os espaços públicos podem ser patrocinados, desde que sejam destinados à população.”

Ainda que os automóveis já precisem disputar espaço na cidade, Paiva não vê a diminuição de poucas vagas de estacionamento como um empecilho ao projeto. “Os motoristas reclamam no início, mas esse tipo de iniciativa facilita uma mudança comportamental. As ruas voltam a ter gente, o trânsito fica menor na região.”

Se a reclamação for demais, a ONG poderá lançar mão de um modelo implementado em Nova York, em parceria com a secretaria de transporte, em que os parklets ocupam por seis meses um mesmo espaço.

por Vinícius Cherobino do site Galileu

Veja mais imagens:
Foto: Laughing Squid, parklets em São Francisco
Foto: Eyes on the street, na Filadélfia.
Foto: Architectural Record - São Francisco
Foto: The Examiner - São Francisco

3 de janeiro de 2013

Óleo de cozinha, vamos reciclar !?

Olá, primeiramente quero agradecer a minha querida +Luciana pelo convite... Não sou tão boa quanto ela mas vou tentar.

Algo que ninguém sabe é o que um Óleo de cozinha pode fazer ao meio ambiente, bem vou te dizer: Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade de poluir um milhão de litros de água.

Esta quantidade, uma pessoa consome em 14 anos de vida. Essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água.
O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

E existe varias maneiras para fazer essa reciclagem, vou te mostrar duas!

A primeira das saídas para a reutilização do óleo de cozinha, é o sabão em pedra.
Então, podemos dar um destino correto para esse óleo de cozinha usado que é fazer sabão em sua própria casa. Segue a receita:


Sabão em pedra



Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 gramas de soda em escama;
300 ml de água.

Modo de preparar
Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
Apague o fogo, e em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.

Observação: Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar acidentes. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda cáustica se dissolva.

A outra maneira é despejar em postos de reciclagem de Oléo, é simples e fácil !
Em casa:
Ao terminar uma fritura deixe o óleo esfriar.
Em seguida coloque o óleo dentro dentro de uma garrafa pet.
Depois é só deixar em pontos de coleta das garrafas .

Ponto de reciclagem



Pontos de coleta na Grande São Paulo

ONG Trevo
(11) 3531-2116 / 6161-3867 (indicação de outros pontos no site)

Biobrás
Rua Cel. Souza Franco, 240 - sala 6 (Mogi das Cruzes)
(11) 4799-8199

Instituto Lótus
(11)3499-7384

Instituto Triângulo
Rua João Ribeiro, 348, Campestre - Santo André
(11) 4991-1112

ASSISBRAC (Assistência Social de Resgate e Amparo à Criança)
Rua dos Macucos, 14 - Parque dos Pássaros
Tel. (11) 4392.7492

Redes de Hipermercado Pão de Açúcar:
Rede de Hipermercado Walmart
(eu já vi no Walmart e no Sam's Club )

Ou acesse o site http://www.akatu.org.br e veja aonde tem pontos na sua cidade.

Então vamos fazer a nossa parte ;-)

Feliz 2013 - Que neste ano tenhamos atitudes positivas e sustentáveis



Dicas para começar bem o ano

  1. Vá a pé comprar pão na padaria: Além de se exercitar e conhecer melhor os arredores de seu bairro (e inclusive travar contato com os outros madrugadores gentis), você vai proporcionar uma pequena epifania para a pessoa que mora com você: imagine a delícia que é acordar e deparar com um pãozinho estalando de quente na mesa do café.
  2. Implemente a coleta seletiva: Parece óbvio, mas sempre é bom repisar: a preocupação com o planeta começa na sua casa. Reúna os vizinhos - inclusive aquele que parece ser o mais empedernido dos individualistas - e organize um sistema de coleta seletiva em seu prédio. Vai dar trabalho, prepare-se. Mas também, quando a coisa toda funcionar, será lindo!
  3. Faça um curso bem inusitado: Sua coordenação motora é tão precisa quanto a de um elefante bêbado de amarula e você ainda inventa um curso de corte e costura? Este é o caminho. Exercitar-se em ofícios para os quais você não tem a ambição de se tornar um bambambã é bom para aprender com as próprias limitações. E você ainda sai diplomado em rir de si mesmo.
  4. Faça um trabalho voluntário: A África precisa de ajuda. Regiões desassistidas do Nordeste brasileiro também. Poder fazer algo por esses lugares é importante. Mas e no bairro ao lado do seu, que tem um asilo geriátrico? Ou na favela mais próxima? Vale muito a pena também ajudar quem está por perto. Informe-se em prefeituras e ONGs sobre o que você pode fazer, de acordo com suas possibilidades.
  5. Economize dinheiro: Nós, brasileiros, somos obcecados por crédito. Um carnê desperta em nós uma vontade louca de consumir mais. Dê um freio nisso e economize dinheiro em ações banais. Leve uma marmita para o trabalho, pare de jantar fora (faça isso quando voltar a ser uma novidade), guarde um pouco de dinheiro. Aos poucos, você poderá financiar seus sonhos.
  6. Surpreenda seu amor: Quebrar a rotina é fundamental para oxigenar a relação. A surpresa traz novos ares, insufla no amor um não-sei-quê a mais. Uma delícia. Exercite novas formas de sedução. Deixe um poema afixado na porta da geladeira. Sequestre seu bem para um fim de semana fora da cidade. Invente seu próprio jeito de iluminar os olhos de alguém.
  7. Tenha um horário sagrado: Não importa o quanto você se programe, os acontecimentos do dia-a-dia sempre engolirão sua jornada - se você não tomar alguns cuidados, claro. Por exemplo: por mais que você esteja atolado de compromissos, é possível reservar um horário sagrado na semana para fazer algo muito especial. Praticar um esporte. Encontrar os amigos. Isso será sagrado!
  8. Viaje para lugares diferentes: A alma dessas dicas é "fuja da rotina!" E tem que ser assim mesmo. Caso contrário, 2013 será marcado por um fenomenal bocejo. Por isso, dispense os roteiros preestabelecidos em suas viagens. Por que não um fim de semana num hotel bacana em sua própria cidade? Ou alugar uma casa de praia junto com amigos para os meses de baixa temporada? Assim, a diversão fica garantida.
  9. Participe de um movimento social: Num mundo tão fragmentado como o nosso, é importante que cada um encontre seu grupo para se manifestar a favor daquilo que acredita. Reunir os amigos numa bicicletada (para falar do problema do trânsito), entrar em ação para revitalizar a praça do bairro (plantando mudas de plantas), criar saraus poéticos. Tudo vale a pena quando a causa não é pequena.
  10. Mude a decoração da sua casa: Ninguém terá o topete de dizer que você precisa renovar a casa, comprando móveis novos e gastando uma nota. Medidas aparentemente simples são uma mão na roda. Exemplo: troque os móveis de lugar, tire os excessos e não se esqueça de doar aquilo que estiver sobrando. Renovar a casa passa por redimensionar os móveis e sua relação com o espaço.
  11. Forme um grupo de estudos: Informar-se e trocar idéias com outros é como instalar um ventilador no cérebro. Por isso, escolha um tema (ou, melhor ainda, um livro), aglutine conhecidos com alguma afinidade e crie um dia para vocês estudarem e debaterem. Filosofia, história, artes, atualidade: tudo isso dá um baita pano pra manga. O pessoal é difícil de se reunir? Crie um fórum pela internet e estamos conversados.
  12. Não planeje tanto: Deixe espaço para as surpresas. E não tenha medo de pegar chuva no caminho!

Do site http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_264377.shtml

Novos Colaboradores

É com prazer que anuncio a nova colaboradora para melhorar a quantidade e qualidade do conteúdo aqui produzido. Conheça-a:

Danny Fialho



Estudante de Enfermagem e biologia, mãe coruja e amante do meio ambiente.
Twitter : @Danny_Fialho
Google+: +Danny Fialho 

Clique aqui para visualizar os post desta coluna

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.