Bem vindo ao blog

O Blog compartilha informações ambientais e sócio-políticas, dicas de decoração sustentável e divulgação de projetos e eventos relacionados ao meio ambiente. Qualquer dúvida, sugestão ou parceria entre em contato!

Lixões no Oceano

Há pelo menos 5 ilhas de lixo no oceano e uma delas tem tamanho equivalente aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos! Clique e saiba mais.

Veja a lista de 8 incríveis lagos rosas do planeta

Os lagos rosas têm se popularizado entre turistas e fotógrafos do mundo. Sua cor impressionante ocorre graças a presença de microalgas como a Dunaliella salina que vive em locais com altos níveis de concentração de sal.

O tabagismo e os danos ele que causa à saúde e ao meio ambiente

A fumaça e as bitucas jogadas no chão podem causar danos ao meio ambiente, como a contaminação da água, que pode ocorrer caso a nicotina e as substâncias presentes no alcatrão atinjam lençóis freáticos, rios e lagos

Faça um comedouro para passáros com materiais simples

Clique e veja mais dicas de reaproveitamento.

A importância dos alimentos orgânicos

Produto orgânico é o resultado de um sistema de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes. Nutricionista explica qual a sua importância no nosso dia-a-dia.

30 de setembro de 2013

Cemitério de carros na Bélgica

Essas centenas de carros fazem parte da paisagem de uma floresta em Ardennes, perto da vila de Chatillon na Bélgica.

Eles pertenciam a homens norte-americanos que estavam em serviço no país durante a 2º guerra mundial. Após a guerra, eles foram responsáveis ​​por trazer seus veículos de volta aos EUA. Muitos deles não podiam se dar ao luxo de fazer isso, de modo que os carros foram levados para uma clareira na floresta, deixaram-nos escondidos lá.

Segundo o Jornal Daily Mail foram localizados 4 "cemitérios" com 100 a 150 carros cada, totalizando cerca de 500 carros.
A maioria dos carros haviam sido fabricados na Europa ou Estados Unidos nos anos cinquenta e sessenta, e um dos cemitérios continham carros dos anos sessenta aos oitenta, que leva a crer que soldados do pós-guerra que continuaram no país também descartaram seus carros ali.


Fonte Daily Mail: Tropas americanas em uma cidade belga, em 1944, depois de defendê-los de uma ofensiva alemã.
Veja no vídeo abaixo mais imagens:

Update
Segundo o site Lameuse.be as informações do Daily Mail estão incorretas e um informante anônimo disse que os carros são de canadenses que foram trabalhar em Marvilhe em massa e eram ricos, por isso a grande quantidade de carros fabricados depois dos anos 50. O site informa que o pai do proprietário do terreno que forneceu os carros aos trabalhadores e, quando estes retornaram, os carros foram estacionados e abandonados nessa clareira. Afirma também que o dono do terreno foi notificado há dois anos para remover as carcaças e hoje em dia só há neste local pneus e detritos. Muitos colecionadores no entanto conseguiram resgatar peças que faltavam em seu veiculo das carcaças.

26 de setembro de 2013

Dicas para reciclar e reaproveitar materiais do dia-a-dia

Por E-cycle
De acordo com o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo, e a quantidade só vem aumentando. Por isso, é muito importante o desenvolvimento de programas de reciclagem por parte do governo, mas também com a colaboração da população. A iniciativa começa em casa e você tem muitas possibilidades para ajudar no combate contra o acúmulo de lixo. Entenda mais sobre os problemas do desperdício:

Papel 

Problemas do Desperdício
Além da quantidade de árvores necessária para sua produção, seu desperdício pode gerar muitos problemas, como: servir de combustível para incêndios incontroláveis; liberação de dioxinas e metais provindos das tintas e revestimentos.
Dicas e Alternativas
* Use sempre os dois lados do papel
* Imprima só quando necessário, e procure sempre revisar os textos antes de imprimir
* Prefira o papel reciclado
* Use como rascunho os papéis que são entregues na rua
* Separe os papéis, caixas e embalagens de papel para reciclagem

Plástico

Problemas do Desperdício
O plástico, apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, é um material que produz altos impactos do início ao fim. Difícil de ser compactado, esse material ocupa muito espaço em aterros, além disso, possui um processo lento de degradação e decomposição, podendo durar mais de 100 anos. E a sua queima provoca a liberação de uma fumaça tóxica.
Dicas e Alternativas
* Compre apenas sacolas plásticas recicladas
* Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas. Potes ou garrafas podem ser usadas como contêineres para alimentos e bebidas
* Separe sempre o material para reciclagem

Vidro

Problemas do Desperdício
É necessário sempre tomar cuidado em seu descarte, pois pode causar danos aos coletores de lixo. Não polui o solo, água ou ar, e não se decompõe e nem se desfaz na queima, podendo apenas derreter. Na maioria dos incineradores, é necessário a triagem dos vidros para evitar problemas operacionais.
Dicas e Alternativas
* Reutilizar sempre que possível
* O vidro é 100% reciclável, isto é, uma garrafa de vidro pode se transformar em outra garrafa novinha sem perda de qualidade. Recicle sempre e procure separar vidros coloridos de vidros transparentes.

Metal

Problemas do Desperdício
Material de decomposição lenta e que ocupa muito espaço. A queima contamina as cinzas que podem se tornar tóxicas devido à concentração de metais. Além disso, não reduz muito o volume.
Dicas e Alternativas
* Recicle, mas fique atento na hora de separar, pois latas que continham produtos tóxicos, como tintas, não podem ser colocadas na reciclagem com outros tipos de embalagens de metais. E procure lavar bem os materiais.

Lixo Orgânico

Problemas do Desperdício
Atrai animais e insetos, e produz gases em seu processo de decomposição. Quando compactado, esse processo é mais lento.
Dicas e Alternativas
* A solução é compostagem, devolvendo assim os nutrientes para o solo. Reutilize como adubo para seu jardim.
* Evite também cozinhar ou comprar comida em excesso, estando sempre atento aos prazos de validade.

Têxteis

Problemas do Desperdício
A queima de poliéster, carpetes e tapetes de nylon, e vestimentas de plástico (como sapatos) pode produzir fumaças tóxicas.
Dicas e Alternativas
* Reuse (Veja ideias para reaproveitar camisetas velhas)
* Doe para quem precisa

Móveis

Problemas do Desperdício
Armazenamento de móveis pode atrair ratos que carregam doenças.  
Dicas e Alternativas
* Reuse e use sua criatividade para renová-lo
* Doe para quem precisa

Resíduos domésticos perigosos (tintas, pesticidas, herbicidas, querosene, acetona, vernizes, detergentes, medicamentos, produtos de limpeza, etc.)

Problemas do Desperdício
São tóxicos, poluem solo, água e ar. Em reação, podem causar incêndios e explosões. Deve-se ter cuidado no manuseio, pois são substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.  
Dicas e Alternativas
* Sempre faça o devido uso desses materiais, e  fique atento a alertas de produto inflamável, corrosivo, tóxico ou explosivo
* Separe do lixo comum
* Procure utilizar os menos tóxicos (em geral, a base de água)

Eletrodomésticos

Problemas do Desperdício
São volumosos e dificilmente compactados. Em geral, são feitos de metal e não podem ser queimados. Alguns modelos mais antigos contêm freon, gás a base de clorofluorcarbonos (CFCs), que são prejudiciais à camada atmosférica e à saúde.
Dicas e Alternativas
* Doe para quem precisa
* Separe e recicle como material de sucata
* O freon deve ser removido por um técnico qualificado

Eletrônicos

Problemas do Desperdício
Contêm metais pesados e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.
Dicas e Alternativas
* Reutilize
* Doe para quem precisa
* Procure centros que coletem este tipo de material

Óleos (carros e máquinas)

Problemas do Desperdício
Óleos usados contêm metais e tóxicos, podendo poluir águas subterrâneas e de superfície. Sem os devidos cuidados, podem causar incêndios, e se não forem queimados propriamente, podem poluir de ar, produzindo também fumaça nociva.
Dicas e Alternativas
* A resolução da CONAMA nº 362/2005, art. 17, inciso II garante a todo consumidor o direito de exigir do revendedor do qual comprou o óleo lubrificante que este efetue gratuitamente a troca do óleo, em instalações adequadas e licenciadas pelo órgão ambiental competente. Para saber como descartar esses tipos de óleos apropriadamente clique aqui.

Construção e Demolição

Problemas do Desperdício
O descarte inapropriado do entulho, isto é, restos de construção, causa problemas para a qualidade da vida urbana como transporte, enchentes e proliferação de doenças.
Dicas e Alternativas
* Reaproveite ao máximo
* Doe o material para quem precisa
* Recicle! 90% do entulho pode ser reciclado e reaproveitado para novas construções

Carros velhos e baterias

Problemas do Desperdício
Carros abandonados ocupam muito espaço, são caros para o transporte e reciclagem. As baterias corroem, liberando metais pesados e ácidos, e sua queima pode criar gás venenoso, outros fluídos podem também contaminar águas subterrâneas. E os pneus acumulam água que atraem mosquitos transmissores de doenças.
Dicas e Alternativas
* Doe
* Repare
* Venda as partes e separe metais para reciclagem
* Retire baterias, fluídos e pneus e procure lugares que recolham esses tipos de materiais.

Para localizar o posto de reciclagem mais próximo de sua casa o site ecycle disponibilizou a busca por CEP, consulte em http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php.

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.