6 de novembro de 2014

Suécia e Brasil discutem iniciativas de inovação

A Semana de Inovação Brasil-Suécia é uma oportunidade para estreitar e fortalecer a parceria estratégica entre os países, além de promover a cooperação acadêmica e industrial em inovação, tecnologia e pesquisa


São Paulo, 05 de novembro de 2014 – A Embaixada da Suécia, em parceria com a Agência Sueca de Análise de Políticas de Crescimento e o CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, irá promover a Semana de Inovação Brasil-Suécia entre os dias 10 e 14 de novembro em Brasília, São Paulo e São José dos Campos.

Recentemente, o Governo brasileiro assinou o contrato para compra de 36 caças do modelo SAAB Gripen. De acordo com o Senhor Per-Arne Hjelmborn, embaixador da Suécia no Brasil, esse projeto de cooperação industrial significa um novo patamar na relação bilateral, ainda mais extensa e próxima, criando novas oportunidades de negócios e colaborações científicas entre os países.

Em função disso, a Embaixada da Suécia irá abrir o evento com o seminário "A parceria Sueco-Brasileira por inovação – oportunidades para uma maior colaboração no futuro”, especialmente para discutir o que implica esse projeto na relação entre os países. O objetivo é iniciar um diálogo contínuo com as empresas brasileiras que são parceiras para explorar essa oportunidade.

Essa é a terceira vez que a Embaixada da Suécia organiza a Semana de Inovação Brasil-Suécia. O diferencial dessa edição é que parceiros como a VINNOVA – Agência de Inovação da Suécia e a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial irão desenvolver atividades abordando esse mesmo tema. O 4° Encontro Anual do CISB também será uma das principais atrações do evento, onde os vencedores da competição “Desafio Inovador Suécia-Brasil 2015” serão premiados.

Com o intuito é estimular novas parcerias, a programação do evento ainda traz workshops abordando os seguintes temas: Transporte & Logística, Compósitos & Manufatura, Desenho e Desenvolvimento de Produtos para Inovação, Segurança Cibernética, além de Aeronáutica e Defesa. Para isso, especialistas de empresas e universidades de ambos os países irão participar para contribuir com o desenvolvimento de projetos nessas áreas.

No seminário de abertura em Brasília, participarão representantes das empresas SAAB, Volvo e Ericsson, entre outras. Já no dia 14 de novembro, a Câmera de Comércio Sueco-Brasileira (SWEDCHAM) sediará o seminário de encerramento “Da inovação ao impacto no mercado: ferramentas digitais e solução criativas”, em São Paulo.

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo na era digital, o seminário irá reunir empreendedores e start-ups, além de promover o encontro entre empresas suecas e brasileiras. As empresas que já estão confirmadas são: Hyper Island, Berghs School of Communication, Box 1824, iZettle, entre outras.

Participarão também da Semana da Inovação representantes do MDCI – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Finep – Inovação e Pesquisa; do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.


Swedish Universities Roadshow

A Semana de Inovação Brasil-Suécia também contará, entre os dias 11 e 20 de novembro, com representantes de nove prestigiadas universidades públicas suecas, as quais realizarão um roadshow em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte apresentando o “Swedish Excellence – Study in Sweden”.

As universidades participantes serão: Chalmers Tekniska Högskola, Högskolan i Halmstad, Kungliga Tekniska Högskolan, Linné Universitetet, Linköpings Universitet, Lunds Universitet, Mälardalens Högskola, Uppsala Universitet, Umeå Universitet.

Sweden Brazil Career Fair


Outro evento de destaque é o Sweden Brazil Career Fair em São Paulo, que ocorrerá no dia 13 de novembro. O encontro é organizado pela Câmera de Comércio Sueco-Brasileira (SWEDCHAM) que também colocará empresas, universidades suecas e estudantes brasileiros em contato para promover a troca de informações e potenciais vagas de empregos. Os representantes dessas nove universidades suecas estarão no Brasil para participarem do Swedish Universities Roadshow, assim como os representantes das empresas suecas: Ericsson, Tetra Pak, Scania, Volvo, Haldex, SCA, Elekta, Gunnebo, Roxtec, Education First, iZettle e Stockholm School of Economics.


Agenda da Semana de Inovação Suécia-Brasil 2014


Inauguração e seminário especial sobre colaboração futura
Quando: 10 de novembro
Onde: Embaixada da Suécia
Endereço: SES, Avenida das Nações, Quadra 807, lote 29, Brasília – DF


Workshop: Transporte & Logística
Quando: 11 de novembro
Horário: das 8h30 às 12h00


4° Encontro Anual CISB
Horário: das 13h00 às 18h00
Acesse as atividades: http://migre.me/mvweF


After fair: das 18h00 às 20h30
Onde: Blue Tree Premium
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 3989, Itaim Bibi – São Paulo – SP
Acesse o programa: http://migre.me/mvwff


Workshop: Compósitos & Manufatura
Quando: 12 de novembro
Onde: Blue Tree Premium
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 3989, Itaim Bibi – São Paulo – SP
Acesse o programa: http://migre.me/mvwhw


Workshop de Aeronáutica e Defesa
Quando: 13 e 14 de novembro
Onde: ITA – São José dos Campos - SP
Acesse o programa: http://www.cisb.org.br/bswad/

Para mais informações, acesse: www.cisb.org.br/annualmeeting/TheEvent.php


0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.